MORTAL MONDAY #1: Heavy Rain
2.3.10
escrito por MOTHERBR41N
Desde seu primeiro título, Omikron de 1999, a desenvolvedora francesa Quantic Dream tem dividido a crítica quanto às suas idéias inovadoras de qual deve ser a experiência proporcionada por um jogo. Repletos de momentos que demandam reflexos felinos e precisão cirúrgica, tanto Omikron como Fahrenheit (também conhecido como Indigo Prophecy) trouxeram, por outro lado, histórias extremamente complexas, onde as decisões do jogador influenciam seriamente o curso da história, a ponto de mudar bastante os desfechos.
Quando David Cage, CEO da Quantic Dream, anunciou na E3 de 2006 que o desenvolvimento de Heavy Rain havia sido iniciado, a imprensa reagiu positivamente, graças à apresentação de um tech demo de altíssima qualidade gráfica e do roteiro apresentado. O objetivo: trazer aos videogames o mesmo nível de qualidade e imersão dos maiores filmes de suspense da história do cinema, com o diferencial da intervenção do jogador em todos os aspectos da narrativa. Quatro anos e muitas mudanças mais tarde, Heavy Rain chega às lojas de todo mundo como um título exclusivo para PS3 e publicado diretamente pela Sony, tamanha a confiança no material final.
Sem estragar a complexa história de HR, pode-se resumir sua narrativa da seguinte forma: o jogador controla as investigações realizadas por quatro diferentes personagens sobre um serial killer. Todo em tempo real, o HR permite que o jogador faça diversas escolhas sobre como deteminado personagem deve se comportar frente à história. No demo, disponível gratuitamente na PSN, o jogador pode, por exemplo, escolher se vai impedir que uma garota de programa seja agredida por um de seus “clientes” ou não. Dependendo do posicionamento, a história toma cursos completamente diferentes. Detalhe: qualquer dos quatro personagens pode simplesmente morrer e ser eliminado da narrativa, algo que trará mudanças drásticas no decorrer da obra.
Em suma, Heavy Rain é para quem tem dedos rápidos (o amor por QTE’s está mais forte que nunca), estômago para decisões nada fáceis e sede por inovações. Será Heavy Rain o futuro dos games?
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